RETRATAÇÃO (2019)  

download .pdf


SINOPSE


Fernando Lemos, artista português surrealista, fugiu da ditadura para o Brasil em 1952 e levou consigo todo seu espólio.

Junto à bagagem, trazia consigo cartas de recomendação por Jorge de Sena e Adolfo Casais Monteiro, que o ajudaram a conhecer a elite do meio cultural brasileiro, garantindo assim exposições nos mais importantes museus do país. Ao chegar a São Paulo, vindo de um ligar onde os prédios não tinham mais de três andares, surpreendeu-se com arranha-céus que cresciam desenfreadamente.

Caminhando com dificuldade, por culpa da poliomielite que carrega consigo desde criança (doença que leva à paralisia), viu a cidade crescer com velocidade e se transformar numa megalópoles, o que veio influenciar todo o seu trabalho e seu modo de ver a vida. Agora, com 91 anos e confinado a uma cadeira de rodas, o artista, que se sente mais brasileiro que português, está cada vez mais perto do fim de sua vida, e por isso equaciona, com a ajuda da sua mulher, o que fazer com o legado de toda uma vida.

Este filme é uma reflexão sobre este momento crucial e terminal da sua vida e a forma lúcida e crua com que o artista tenta salvaguardar e organizar todo seu espólio em prole da sociedade, enquanto os sintomas da doença avançam e o deixam cada vez mais fraco. O documentário retrata assim a sua última grande obra e desejo: ser um bom morto.